sábado, 28 de abril de 2012

Art Planet

Pra quem curte tecnologia e design diferencial vai gostar do que esses ingleses fizeram em um escritório. Nada melhor pra reproduzir cardumes do que observação aliada à originalidade.



Irmãos Campana

Os primeiros designers brasileiros a ter obras expostas no MoMa (Museu de Arte Moderna de NY), eles são reconhecidos mundialmente. Bem mais do que no próprio Brasil. É só ver que a biografia dos dois na Wikipedia em português tem nada menos que 2 linhas (a versão em inglês tem 3 vezes isso) e que os móveis deles são produzidos fora do Brasil (o que significa que a gente compra tudo importado e 10 vezes mais caro).
Humberto, o irmão mais velho, nasceu em 1953, em Rio Claro, e se formou na USP em Direito. O mais novo, Fernando, nasceu em Brotas, em 1961 e se formou em Arquitetura na Faculdade de Belas Artes de SP. “Queríamos ser escultores. Desse ponto de vista, contaminamos o design”, diz Humberto ao jornal alemão Welt.de. “Nosso forte não é a tecnologia de ponta e sim o trabalho artesanal”, acrescenta Fernando.
O que eles fazem é design-arte. Realmente partem do zero, sem se deixar influenciar por paradigmas, materiais convencionais ou aspectos comerciais. Para se ter uma idéia suas primeiras cadeiras tinham o nome nada convidativos de “Desconfortáveis”. Feitas em ferro bruto, eram obras de arte, sem a intenção de que fossem utilizadas como cadeiras convencionais, isso em 1989.
Cadeira Vermelha - 500 metros de corda trabalhadas artesanalmente.
Boa - 90 metros de tubos de veludo entrelaçados formando um ninho.
Cadeira Sushi II - rolos de feltro.
Cadeira Jenette - olha como ele transforma o que pra gente é uma vassoura.
Cadeira Favela - realmente uma escultura que faz referência às moradias nada sofisticadas...
... e a Melissa Campana Favela.
Anêmona - feita de mangueira transparente, ou de várias outras cores, super confortável.
Banquete - de bichinhos de pelúcia.
Sofá Cipria - também de pelúcia, 9 almofadas.
Mesa Brasília - a interpretação dos irmãos sobre a nossa capital.
Corallo - arames se organizam lembrando um coral...
... e a Melissa Campana Corallo.
Olha que barato a camisa que eles fizeram para a Lacoste!

Texto tirado de: http://casadaidea.com.br/author/manumitre/

domingo, 22 de abril de 2012

MILÃO 2012 - O melhor da feira


A melhor cobertura do evento pode ser conferida no site www.casa.com.br
As fotos estão incríveis, e a cada edição podemos ver a força do design brasileiro seja com Irmãos Campana, Sergio Mattos dentre outros que nos dão tanto orgulho e estímulo para amar mais ainda essa profissão.